Música Tema: Jubileu de Ouro da RCCBRASIL

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Grupo de Perseverança do G.O. São Miguel Arcanjo

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA
DIOCESE DE UBERLÂNDIA
G.O. SÃO MIGUEL ARCANJO – 2017


Grupo de Perseverança do G.O. São Miguel Arcanjo

Em 08/08/2016, para honra e glória do nome de Jesus, iniciou-se no G.O. São Miguel Arcanjo, o Grupo de Perseverança. E por essa razão, este mês, comemoramos 01 ano de crescimento espiritual e eclesial dos irmãos/ãs, alunos/as de nosso curso.
 Perseverar significa ser estável, permanecer, ficar em um lugar com esperança e com feliz expectativa, insistir. Muitas pessoas iniciam, mas poucas perseveram até o fim. Podemos encontrar o Senhor nos exortando a perseverar em diversos trechos da Sagrada Escritura, como por exemplo, em:
  • Mt. 24,13 – “Entretanto, aquele que perseverar até o fim será salvo”;
  • I Tim. 4,16 – “Olha para ti e pela instrução dos outros. E persevera nestas coisas. Se isto fizer, salvar-te-ás a ti mesmo e aos que te ouvirem”;
  • Tg. 1,25 – “Mas aquele que procura meditar com atenção a lei perfeita da liberdade e nela persevera – não como ouvinte que facilmente se esquece, mas como cumpridor fiel do preceito –, este será feliz no seu proceder”;
  • II Jo. 1,19 – “Todo aquele que caminha sem rumo e não permanece na doutrina de Cristo, não tem Deus. Quem permanece na doutrina, este possui o Pai e o Filho”.

            Todos nós, sem exceção, somos chamados a perseverar na sã doutrina da salvação da qual a Igreja é a fiel depositária. E essa perseverança se dá através de formação continuada e progressiva, uma das grandes tarefas confiadas pela Mãe Igreja a todas as suas diversas expressões, incluindo aí os Movimentos Eclesiais. 


Mas afinal, o que é um Grupo de Perseverança?

O Grupo de Oração (G.O.) da Renovação Carismática Católica (R.C.C.) é a célula principal e fundamental do movimento. Caracteriza-se por três momentos distintos e complementares entre si: Reunião de Núcleo, Reunião de Oração e Grupo de Perseverança. Vejamos:
1º) Reunião de Núcleo (constituído por pessoas escolhidas para assumirem o pastoreio de todo o G.O que se reúnem semanalmente para louvar o Senhor, escutá-Lo, avaliar o andamento do mesmo e preparar as Reuniões de Oração);
2º) Reunião de Oração (é a reunião semanal [no nosso caso, na 3ª feira, às 19h30m na Paróquia São Francisco e Santa Clara, bairro Umuarama] de todos os membros do G.O em torno do Senhor, privilegiando-se ali o Ciclo Carismático, isto é, o louvor, a escuta profética, a pregação querigmática (que anuncia Jesus Ressuscitado) e o Batismo no Espírito Santo (B.E.S);
Grupo de Perseverança – GP (é o “braço” de partilha e aprofundamento na fé dos membros do G.O que já receberam o querigma, isto é, já fizeram, no mínimo, o Seminário de Vida no Espírito Santo). Assim, o GP é o terceiro momento do G.O e atua em função deste. Não é um grupo independente, mas um serviço do G.O. De modo algum, substitui a Reunião de Oração. O GP é um grupo fechado, isto é, o coordenador é o único que pode convidar novos membros para participarem das formações. O único pré-requisito para participar do GP é ser membro do G.O e ser convidado pelo coordenador.  

Objetivo do GP

Fortalecer os servos e os participantes em geral do G.O no exercício dos carismas e no conhecimento de Deus, para que se possam “incendiar” a reunião de oração com mais louvor, com mais carismas, com mais testemunhos.

Frutos do GP

            A cura interior, a cura emocional, física, libertação, o aperfeiçoamento da relação de amor com o próximo, aquisição dos frutos do E.S., conversão, transformação de vida, vivência das virtudes, crescimento na fraternidade, nas amizades, maior compromisso com o outro, amadurecimento de Deus, visão mais ampliada a partir da formação, maior facilidade em manusear a Bíblia.
Os frutos aparecerão quanto mais a pessoa se abrir ao louvor, a partilha, à oração carismática, à escuta, ao estudo, à formação. Trata-se de uma proposta de oração, formação e partilha em que as pessoas crescerão na graça e no conhecimento de Jesus Cristo gradualmente. 

Grupo de Perseverança x Escola Permanente de Formação (Módulo Básico)

Tanto o Grupo de Perseverança quanto a Escola Permanente de Formação (Módulo Básico), fazem parte do processo formativo da RCC. Importante destacar que os conteúdos propostos para o GP não substituem a importância do Módulo Básico de Formação; ao contrário, um é complementar ao outro, visto que são conteúdos diferentes.
O GP pode ser realizado concomitantemente ao Módulo Básico e às demais formações oferecidas pela RCC, tais como, formação de intercessão, pregação, cura e libertação, crianças, dentre outras.
Quais materiais são necessários durante o GP?

Bíblia, material de anotação, canetas, lápis, cola, tesoura e se possível, um pen drive para copiar, se disponibilizado, o material ministrado na aula. 
            No G.O. São Miguel Arcanjo, optamos por ofertar as formações quinzenalmente nas segundas-feiras, pois, o dia de nossa Reunião de Oração é terça-feira e a Reunião do Núcleo de Serviço às quartas-feiras. Vale lembrar que o G.P deve ser oferecido fora do dia da Reunião de Oração e Reunião de Núcleo.  
Os ensinos são ministrados pelos servos formadores de nosso G.O, intercalados com formadores de outros grupos. Já tivemos a honra de receber em nosso G.P: Glória Albino, Alexandre Custódio, Fátima Simamoto, Francis Costa e Terezinha Viana.  Ainda estão por vir, em 2017: Mara Ávila, Ana Neucele e Marco Antônio.
Utilizamos o material produzido pela RCC Brasil, “Grupos de Perseverança da RCC”, volume 01. Os preparativos já estão em andamento para a oferta do volume 02, em 2018. 


Em 01 ano de curso, tivemos apenas 05 evasões, sendo que duas delas por motivo de trabalho e uma por início de faculdade.


Foto da aula inaugural. Arquivo do autor.
Faça você também essa maravilhosa experiência em seu G.O! Deus vai te surpreender! 

Rones Aureliano de Sousa
Coordenador do G.O. São Miguel Arcanjo
Uberlândia, 08 de agosto de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A primeira pregação da parte da tarde deste domingo, 4, na Festa de Pentecostes, no Ginásio do Sabiazinho, em Uberlândia, foi conduzi...